Acupuntura funciona mesmo?

Acupuntura funciona mesmo?

31/07/2020 às 23:25:29

Durante muito tempo, a acupuntura foi considerada apenas parte da cultura oriental, mas as evidências de sua eficácia no alívio e tratamento de uma série de condições clínicas, fez com essa técnica milenar fosse não só adotada no Ocidente, mas recomendada pela OMS e incluída no rol de tratamentos disponíveis no SUS.
Como funciona? Dentro da acupuntura, dividimos o corpo em 12 meridianos principais, locais próximos a terminações nervosas que percorrem todo o nosso corpo. Na sabedoria oriental, esses são locais que possuem maior circulação sanguínea e carregados de energia vital. O que esperamos é que não haja bloqueios nesse fluxo de energia, o que resulta em doenças e disfunções. A acupuntura age de forma sistêmica, equilibrando todo o seu organismo, em sentido físico e emocional.
A inserção das agulhas nos pontos específicos estimula músculos e pequenos nervos sensitivos, ajuda a liberar hormônios, desabilita receptores, e ativa substâncias anti-inflamatórias. Possui relevante contribuição para alívio da dor, diminuição da ansiedade e fortalecimento do sistema imunológico.
Se você nunca experimentou a acupuntura por receio das agulhas, fique tranquilo! As agulhas são de calibre bem fino e sua inserção poucas vezes causam desconforto. Estar relaxado durante as sessões é essencial para o sucesso da terapia. Converse com seu médico! Com certeza ele poderá te ajudar a vencer esse temor e obter o alívio que você precisa.

 

Sensumed Oncologia
Rua Prof. Márciano Armond, 545 
Adrianópolis - Manaus
(92) 2129-5637 / WhatsApp (92) 99472-0890